h1

Purificação de Água

12 Setembro 2008

Métodos utilizados para a purificação da água
Decantação: Consiste em deixar a água “descansar” numa bacia por algum tempo, para que as partículas mais pesadas dissolvidas na água se depositem no fundo. Depois basta ter cuidado ao transferir a água para outro recipiente, para que a sujeira permaneça no fundo. É bom lembrar que esta não é uma maneira muito eficiente, pois não elimina os microorganismos.
Filtração: Serve para retirar as partículas menores que permaneceram em suspensão na água, mesmo depois da decantação. O filtro pode ser de areia, de vela ou de papel, desde que possua poros, ou espaços bem pequenos capazes de reter estas partículas.
Fervura: Basta colocar uma determinada quantidade de água numa panela e levá-la ao fogo. Após alguns minutos, a água entra em ebulição, com a temperatura por volta dos 100 graus Celsius. A alta temperatura mata os microorganismos e agentes patogênicos presentes na água. Depois é só deixar a água esfriar e agitá-la para que o oxigênio do ar se dissolva novamente, recuperando as características naturais que deve ter uma água potável.
Destilação: É um processo pelo qual se evapora totalmente a água de uma mistura e, em seguida, resfria-se o vapor, obtendo novamente água líquida e pura. Para realizar a destilação, usa-se um destilador ou alambique. O aquecimento provoca a vaporização da água, enquanto as outras substâncias ou impurezas permanecem no recipiente. Ao passar por um tubo de vidro resfriado com água corrente, o vapor-d’água se condensa, transformando-se assim, novamente, em água líquida e isenta de qualquer outra substância ou impureza.
Estação de Tratamento: Primeiramente a água fica contida em tanques, onde recebe uma substância química, o sulfato de alumínio, o qual faz com que as impurezas se juntem em “flocos”. Esta primeira etapa é chamada de floculação. Quando estes flocos ficam maiores e mais pesados, depositam-se no fundo do tanque de decantação. Juntamente com o sulfato de alumínio, adiciona-se cal à água, para ela não ficar ácida.
Do tanque de decantação, a água vai para um filtro de areia, onde é feita a filtração. Quase praticamente limpa, recebe cloro, que serve para eliminar os microorganismos ainda presentes na água. Esta última etapa é chamada de cloração.
Dessalinização da água do mar: Recebe também o nome de dessalgamento. É um processo utilizado para transforma a água do mar em água potável – sendo removidos apenas os sais em excesso. Os processos mais utilizados são:
Evaporação: Canaletas de alvenaria são recobertas por um telhado baixo, de vidro, com calhas coletoras comos as dos telhados de casas. Com a radiação solar, a água evapora. Ao subir, seus vapores se condensam na superfície enterna da cobertura de vidro, escorrendo para as calhas, escoando para recipientes apropriados.

Osmose reversa: Consiste em submeter a água salgada a altas pressões, por meio de membranas gelatinosas ou carvão ativo. A água pura atravessa este tipo de filtro, separando-se dos sais.
Desinfecção solar
Em países em que há bastante sol, o calor e a luz do sol podem ser usados para matar organismos causadores de doenças. Este método está-se tornando muito popular, porque é barato, simples e exige pouco trabalho. Foi visto, através de pesquisas, que, se usado corretamente, a água tratada fica tão limpa quanto a água fervida. O processo é chamado desinfecção solar (SODIS – do inglês, solar disinfection).
Este método requer:
• garrafas de plástico transparentes (as que são usadas para água engarrafada são ideais)
• água não muito turva.
É importante não usar garrafas de vidro, pois elas não permitem a entrada suficiente de luz do sol na água. As garrafas de plástico possuem paredes muito finas, que permitem que a luz do sol chegue até a água. A água turva deve ser deixada parada, para que as impurezas se depositem e, então filtrada com um pano ou um filtro de areia, se ainda estiver turva.
Encha a garrafa limpa com aproximadamente três quartos de água, tampe e mexa com força por uns 20 segundos. Isto assegura que haja bastante ar na água, a qual reage com o sol e ajuda o processo de purificação. Depois, encha a garrafa completamente e deixe-a deitada de lado, num lugar onde ela receba luz direta do sol durante várias horas e onde o vento não a arrefeça. Um telhado é o ideal, se este for feito de chapas de metal, telhas ou concreto, ao invés de colmo (o qual poderia pegar fogo).
Deixe as garrafas ao sol durante, pelo menos, seis horas, onde elas devem ficar quentes ao toque. Depois, leve as garrafas para dentro, para que arrefeçam e estejam prontas para serem usadas. Se o tempo estiver nublado, as garrafas devem ser deixadas no telhado durante até dois dias, dependendo da quantidade de nuvens.
O método SODIS é fácil de se usar e não muda o gosto da água. Nada precisa de ser medido e a água pode ser mantida na mesma garrafa antes de ser bebida, reduzindo o risco de contaminação durante o armazenamento.
Para aumentar a temperatura da água (o que pode ser muito útil durante a estação das chuvas ou em climas mais frios) um dos lados da garrafa pode ser pintado de preto. A garrafa é deitada com o lado pintado por baixo, o que ajuda a temperatura da água a subir mais rapidamente.
Provavelmente haverá poucos problemas, a não ser que as pessoas usem água realmente suja, garrafas sujas, ou deixem as garrafas na sombra ou em locais onde o vento as arrefeça. Um dos principais problemas pode ser conseguir garrafas suficientes. Isto pode levar as pessoas a usarem garrafas velhas e muito arranhadas, o que evita a entrada da luz do sol.

Fonte: http://www.trabalhoescolar.hpg.ig.com.br/agua.htm#metodos | http://www.soaresoliveira.br/projetoagua/puria.html | http://tilz.tearfund.org/Portugues/Passo+a+Passo+51-60/Passo+a+Passo+51/Id%C3%A9ias+para+a+purifica%C3%A7%C3%A3o+da+%C3%A1gua.htm

About these ads

24 comentários

  1. eu quero pu


  2. MUITO BOM OBRIGADO


  3. muito legal ainda mais pra quem ta no cartão agrupado “amigo,companheiro e pesquisador’


  4. valeu


  5. valeu muito bom


  6. gente amei tudo o que eu precisei estava aqui muito bom ! Bruna Santos Clube Reino Animal !


  7. eu gostei bastante vai visitar o meu clube Ebenézer
    endereço: dom joão Neri Lourdes beijossssssssssss espero sua visita. jady. . . .


  8. Obrigado mesmo estava precisando disso valeu Esther do clube Lírios do vale Es , serra bjs


  9. obrigada ajudou muito victória borella do club shalom


  10. Obrigada de verdade; estava procurando algo assim tão claro e fácil. Que Deus vos use sempre.
    Eunice – Clube Águias do Sul – Pilar do Sul – SP


  11. valeu mesmo, que os abençõe sempre!!!!
    Jéssica – clube águias do advento – São Luis- MA


  12. Gostei muito bom demais obrigada =) kassia novo gama (go) clube galaxia


  13. nosssa valeu ae pela ajuda gent!!! tatiana-clube guardioes-ze doca-ma msma


  14. valeu galera ajudou-me bastante bjs.=(DIRECK DO CLIBE FENÔMENOS DA NATUREZA ,Conceição do Jacuipe BAHIA


  15. Muito obrigado, agora posso fazer meu trabalho de classes e ganhar mais uma assinatura.
    Ps: Rafael Silva. Clube LUMINARES!!!


  16. muito legal aprendi muita coisa sobre a purificação da água!
    Clube Luzeiro Campestre 3ª região-Paulistana


  17. Muito obrigada mesmo!Estava precisando para fazer um requesito de classe.Ellen do clube:Heróis da Fé.


  18. mto bacana vlw clube Patriarcas n.g segunda REGIÃO


  19. ñ gostei gente

    + valeu assim mesmo


  20. Isso foi bom pra mim estudar para a prova de Ciências!


  21. foi bom


  22. gostei muito desta pagina , me ajudou bastante !


  23. valeu pela ajuda
    ->Gmafra do clube Cedro do Líbano<-


  24. Gostei muito, me ajudou bastante, Vou me investir na classe de amigo hoje! u.u
    Emylly – Clube Cometas – Salvador – 17ª Região



Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: